Há diversos tipos de transtornos ansiosos e diferenciá-los é importante para um tratamento adequado e para um bom prognóstico da doença. Dentre os principais estão Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, Transtorno de Estresse Pós Traumático, Fobia Social e outras Fobias Específicas. Nos quadros de ansiedade generalizada, são comuns sensações de preocupação excessiva e ansiedade antecipatória sobre vários acontecimentos e situações normais da vida. Essas sensações acontecem quase que diariamente, na maior parte do dia, causando um prejuízo funcional importante para o indivíduo. A preocupação é de difícil controle, levando a hipervigilância e cansaço, associada a outros sintomas como irritabilidade, fadiga, dificuldade para dormir, dificuldade de concentração, chegando a determinar episódios em que há um medo infundado de morrer ou até de enlouquecer, como nos quadros de pânico, ou cursando com medos específicos infundados, como medo de locais fechados, medo de algumas figuras geométricas ou medo de animais inofensivos.

Os transtornos ansiosos são muito comuns e apresentam distintos espectros de gravidade, o Transtorno de Ansiedade Generalizada, por exemplo, pode atingir uma prevalência de 5 a 10% na população geral, sendo as fobias específicas e o transtorno de ansiedade generalizado os principais diagnósticos dentre as síndromes ansiosas. As mulheres são acometidas em maiores proporções que os homens e há uma associação clara com uso de substâncias como álcool, cigarro e outras drogas, na busca de alívio de tal sintomatologia. Não se sabe muito sobre a fisiopatogenia dos transtornos ansiosos, ainda assim é possível sugerir alterações no processamento cerebral de áreas como a amígdala e lobo temporal.

O tratamento dos transtornos ansiosos é realizado através do uso de psicofármacos, principalmente os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) ou inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN). Associado ao tratamento farmacológico, deve ser indicada a realização de psicoterapia (comportamental ou de base psicodinâmica) além de recomendações relacionadas a melhoria da qualidade de vida e estilo de vida.